MAMOPLASTIA
A MAMOPLASTIA é toda cirurgia plástica realizada nas mamas. Pode ser:
- Mamoplastia Redutora: quando a mulher deseja reduzir as mamas;
- Mamoplastia de Aumento: quando deseja aumentar;
- Mastopexia: quando o objetivo maior é o levantamento das mamas, sem alterar muito o tamanho.
Em todos esses casos as próteses mamárias podem, ou não, serem usadas. Geralmente, eu prefiro utilizá-las somente quando há necessidade de aumento do volume das mamas.
QUER FAZER MAMOPLASTIA COM ALGUÉM EM QUEM PODE CONFIAR? ENTÃO ESTÁ NO LUGAR CERTO!
DRA. DANIELA PINHO É CIRURGIÃ PLÁSTICA , FORMADA EM MEDICINA PELA UFMG, ESPECIALISTA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA EM SÃO PAULO COM MAIS DE 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA, DRA. DANIELA PINHO É A CIRURGIÃ PLÁSTICA DE EXCELÊNCIA QUE VOCÊ PROCURA!
DIFERENÇA DE MAMOPLASTIA E SILICONE
A mamoplastia, é toda cirurgia realizada nas mamas, como mencionado no início. O silicone é para AUMENTAR e NÃO para levantar as mamas.
Mas, essa idéia é tão forte entre as mulheres, que mesmo aquelas com mamas grandes que querem reduzir, chegam pensando em colocar silicone, porque acreditam que o resultado só ficará bonito com eles.
A crença de que silicone levanta as mamas deve ser a mais comum na cirurgia plástica!
Já escutou algum caso em que a mulher ficou super feliz com o resultado do silicone nos primeiros meses depois da cirurgia e alguns meses depois ficou arrasada falando que o “peito caiu”?
Pois é… Só colocar silicone para levantar as mamas NÃO ADIANTA quando existe muita flacidez.
Quando o inchaço do pós-operatório passa, a flacidez fica evidente novamente… E acontece o contrário do que as pessoas pensam: próteses em mamas flácidas, deixa o aspecto de mama “caída” ainda mais evidente!
Em alguns casos específicos, em que a flacidez é leve e a mama pequena, a inclusão da prótese pode melhorar o aspecto flácido. Mas, mamas com ptose (queda) evidente não se corrige com próteses, entendeu?
DÁ PARA AUMENTAR AS MAMAS COM GORDURA?
É possível, sim! Mas você tem que entender que NÃO é como colocar silicone.
A gordura a ser colocada nas mamas tem que ser retirada de você, através de outro procedimento cirúrgico: a lipoaspiração.
“Então eu preciso fazer lipo pra enxertar gordura nas mamas?” – Sim, precisa.
Se você não quer fazer uma lipoescultura (tirar gordura de várias partes), tem que ter pelo menos alguma parte do corpo com um acúmulo de gordura para ser retirado.
Nesse caso, vou retirar somente o necessário pra aumentar as mamas, de uma maneira homogênea, para que essa região não fique com buracos ou muito flácida…
Se a mulher faz lipoescultura, a quantidade de gordura é suficiente pra colocar nas mamas. A não ser que ela seja muito magra e também queira aumentar outras áreas como bumbum, por exemplo…
Tem que deixar bem claro para mim qual é a área a ser priorizada.
Mas, é preciso saber:
- A gordura pode ser absorvida pelo seu corpo de maneira imprevisível. Pode absorver mais de um lado que do outro, pode absorver muito ou pouco…
- Além disso, para grandes aumentos de volume será preciso fazer mais de um procedimento de enxertia de gordura, pois ocorre uma “saturação” da mama que limita a quantidade enxertada por vez. E a quantidade de gordura que cada mama “suporta” a cada procedimento, também depende de cada paciente.
- O resultado visual e de consistência da mama com gordura não é idêntico ao das mamas com próteses. Tem quem prefira com gordura, tem quem prefira próteses…
- Por tudo isso, geralmente a lipoenxertia é escolhida para pequenas alterações das formas das mamas. Já para grandes aumentos de volume, as próteses tem resultados mais previsíveis (também tem seus riscos, como já dito em posts anteriores).
Tá em dúvida se coloca próteses ou faz lipoenxertia? Só na consulta médica é que eu vou poder te ajudar a tomar a melhor decisão pra você!
CICATRIZES NA MAMOPLASTIA
As cicatrizes da mamoplastia geralmente são em “T” invertido e ao redor da aréola. Mas pode também ser em “L”, ou só aréola e vertical (um formato de pirulito), sempre depende do tanto de pele que será retirado.
Para os casos apenas de inclusão de próteses de implantes de mamas as cicatrizes podem ser pelo sulco mamário ou pela aréola ou até pela axila.
TEMPO DE CIRURGIA
Duração média:
- Mamoplastia redutora ou Mastopexia: cerca de 4 horas.
- Mamoplastia de aumento simples com próteses: 1 a 2 horas.
ALTA
- No mesmo dia;
- Sair com sutiã modelador;
- Ideal estar acompanhada.
RETIRADA DOS PONTOS
A partir de 14 dias são retirados os pontos externos. Mas, a maioria são pontos internos que não precisam ser retirados.
RECUPERAÇÃO
Cerca de 3 semanas. Deve-se usar malha modeladora por, pelo menos, 1 mês.
CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS
- Usar sutiã modelador por, no mínimo, 1 mês / 24 horas por dia;
- Tomar a medicação analgésica direitinho;
- Manter-se bem hidratada (xixi clarinho!) e caminhar pela casa para evitar a trombose;
- Alimentar-se normalmente;
- Manter uma boa postura para não ter dor nas costas (evitar a postura “corcunda” de proteção das mamas);
- Não carregar peso com os braços, mas movimentos do cotovelo até a altura dos ombros de forma suave, são permitidos;
- Exercícios físicos intensos com os braços somente a partir de 3 a 6 meses, dependendo da cirurgia realizada;
- Qualquer dúvida, consultar o cirurgião ou cirurgiã plástica!
RESULTADO
O resultado final é de 6 meses a 1 ano, devido ao inchaço, acomodação da pele e mudança de cicatriz.
Mas, logo após a cirurgia, já é nítida a melhora da forma.
CIRURGIA DE MAMOPLASTIA: PASSO A PASSO
Deslize as imagens ou clique nas setas para visualizar
TEM COMO AUMENTAR AS MAMAS SEM OPERAR?
O jeito mais seguro de aumentar as mamas é com as CIRURGIAS de implantes de silicone e lipoenxertia de mamas!
E mesmo assim tem RISCOS! Sempre falo sobre isso por aqui! Mas esses riscos são controlados e beeeem menores que os benefícios, já que para que uma cirurgia plástica ocorra a paciente deve ser bem orientada e ter um bom acompanhamento médico-cirúrgico.
Se mesmo fazendo tudo certinho os riscos existem, imagine então se aventurar com tratamentos sem segurança comprovada ou sabidamente inseguros ou até mesmo proibidos de tão perigosos!
PRESTE ATENÇÃO!
Viu um tratamento “REVOLUCIONÁRIO” nas mídias digitais? Pergunte ao seu médico de confiança! Cuidado com a sua saúde e a sua vida!
QUER LEVANTAR MAMAS SEM ALTERAR O VOLUME?
O procedimento para levantar os seios é a mastopexia, que reposiciona toda a glândula mamária e aréola, montando a mama e retirando o excesso de pele para que os seios fiquem firmes.
A prótese só é indicada caso a paciente também deseje aumentar o tamanho das mamas e não tenha glândula suficiente para um remodelamento mamário que deixe o volume desejado.
MAMOPLASTIA E AMAMENTAÇÃO
Mamoplastia redutora ou Mastopexia (levantamento) são cirurgias que cortam a glândula mamária e as aréolas e, com isso, lesam os ductos lactíferos.
Por isso, a lactação pode ser prejudicada. Quem deseja amamentar, deve pensar nisso antes de realizar a cirurgia plástica.
Após o fim do período de amamentação, é ideal esperar 6 meses para operar as mamas.
MUSCULAÇÃO INFLUENCIA NAS MAMAS?
Musculação aumenta o músculo, NÃO aumenta glândula mamária nem provoca retração de pele.
O aumento dos músculos peitorais pode dar a sensação de que as mamas aumentaram levemente. E o aumento do volume muscular pode dar uma “esticadinha” na pele, o que também pode dar a sensação de diminuição da flacidez.
Mas para isso, o aumento da “massa magra” deve ser considerável para produzir hipertrofia suficiente para ser perceptível. E nesses casos, geralmente, a musculação ou outros exercícios reduzem o nosso percentual de gordura.
Como a mama também é composta de gordura, se isso acontecer elas perdem volume. A perda de volume mamário pode levar à flacidez e ptose (queda) das mamas.
Então não dá pra fazer musculação com a intenção de aumentar as mamas. De maneira geral, melhor fazer pensando na saúde e bem estar que os exercícios nos proporcionam, entendeu?
MAIS PROCEDIMENTOS
Conheça todas as cirurgias que Dra. Daniela Pinho realiza para a face, mamas, corpo e região íntima:
O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES?
MÉDICA CIRURGIÃ PLÁSTICA
DRA. DANIELA PINHO
Cuide da sua beleza com quem pode confiar. Conheça meu trabalho.
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica em São Paulo, capital, no Hospital Heliópolis de 2007 a 2013
Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
CRM 43432 MG-RQE 30695
AGENDE SUA CONSULTA PRESENCIAL OU ONLINE
MÉDICA CIRURGIÃ PLÁSTICA
DRA. DANIELA PINHO
Cuide da sua beleza com quem você pode confiar.
- Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
- Residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica em São Paulo, capital, no Hospital Heliópolis de 2007 a 2013
- Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
- CRM 43432 MG-RQE 30695
Agende sua consulta presencial ou online.