Envelhescência – Sobre envelhescer bem
Envelhescência
Vi esse vídeo sobre envelhescência da maravilhosa, em todos os sentidos, Monica Martelli e amei!
Mas fiquei… como posso dizer?
Ao mesmo tempo que concordei demais com tudo que ela disse, porque me identifico com muitas situações, eu não queria trazer esse vídeo para você simplesmente dizer: “Tá vendo? Estamos vivendo mais, precisamos fazer procedimentos pra envelhecer bem!” Entendem?
Quando falamos sobre envelhecer bem, a questão principal nem é sobre beleza, é sobre saúde!
Prevenir doenças, ter acesso adequado ao sistema de saúde, à boa alimentação, atividades físicas.
O envelhecimento populacional é fato e não aceitá-lo e não conviver bem com ele é negar um fenômeno natural e social ao mesmo tempo!
Fato também é que: “Nada dura pra sempre, mas se cuidar bem, dura mais”.
E vendo agora estritamente o lado do meu trabalho, que é a plástica e estética, tenho percebido, sim, cada vez mais pacientes que continuam vaidosas depois dos 60, fazendo seus procedimentos e cirurgias plásticas, muito felizes.
Mas existem recortes socioeconômicos, culturais e pessoais sobre como cada um envelhece que não dá pra serem ignorados.
Vendo o envelhecimento globalmente ou pelo lado da beleza também (ou principalmente!).
O que quero dizer é que, apesar de termos cada vez mais tecnologias e conhecimentos sobre “tratamentos” do envelhecimento (um dia talvez, cheguemos a ter mesmo uma pílula para não envelhecer, já pensou nisso?), existem outras questões envolvidas: o querer, o dinheiro, o tempo, a dor, o preconceito, a acessibilidade…
Sabe, muitas pacientes me falam: “nossa, se eu tivesse uma filha cirurgiã plástica eu ia viver fazendo procedimentos…” – e eu conto que quando eu tava na residência médica eu vivia insistindo pra minha mãe fazer procedimentos…
Com o tempo fui entendendo e aprendi a respeitar: ela não gosta, simples assim.
E hoje tenho aprendido até a me respeitar mais, a minha envelhescência também, porque vou te falar… Monica Martelli do céu! Depois do seu vídeo, acho que já nasci com 40 anos, na maior parte das idades mencionadas, porque haja disposição, viu?!
Vai ver ainda vou mudar daqui pra frente, né? Ou não…
E você? Como é? Quais as suas várias idades?